shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)

From: aurelio
Subject: shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)
Date: Mon, 14 Apr 2003 09:29:32 -0300 (ART)

ae pessoas,

luciano:

fábio:
> Eu era tarado por Perl quando estava no mestrado, e aí quando fui
> trabalhar na Conectiva acabei entrando no clima anti-perl e
> pró-Python da empresa
[...]
> Mas agora que estou trabalhando em outra empresa e com outros Unixes
> que frequentemente tem Perl, mas nunca ninguém ouviu falar de Python,
[...]
> Já fui fisgado novamente pelo lado negro da força, e estou gostando.
> Aí Aurélio!! Perl rules!!! :))

tsc, tsc, é triste ver que os amigos estão se tornando usuários de
drogas e não poder fazer nada para ajudá-los ;)

um usa super-sed, outro usa perl, só tá faltando agora alguém
viciado em awk...

> Pessoal, Perl ou Python são os próximos passos depois de um
> shell-script. Quando um script tá ficando muito grande e complexo,
> refazer em alguma dessas linguagens é recomendado. A opção é
> religiosa, mas vale a pena saber as duas, e explorar a força de cada
> uma.

eu sigo a seguinte filosofia.

1. tento fazer só em sed. se não rolar ou for ficar muito feio,
2. tento fazer em shell. se começar a ficar cabeludo e precisar
   de arrays, listas e essas coisas, python nele!

mas acho que pra grande maioria das necessidades do dia-a-dia,
automatizar tarefas de sysadim, fazer robozinhos, CGIs bobinhos,
o shell se garante perfeitamente.

*hoje* eu já não faria como antigamente, quando eu achava que o
shell servia pra tudo e acabei fazendo um sistema grande de CGI
que usava "banco de dados TXT", com muitos SEDs pra incluir/alterar
dados no arquivão.

shell é bom, mas não é a melhor ferramenta pra todo tipo de
necessidade. dica: se você está usando o eval (evil), é porque
seu shell já está ficando muito complicado :)

      morte lenta e dolorosa ao eval!!!

o meu dilema atual em fazer scripts é tentar não usar os fru-frus
novos do bash2 e deixar o script ainda rodável no bash1.

é uma tentação usar as frescurites novas do bash2, mas por questões
de portabilidade acaba compensando.

e é massa que após 5 anos programando em shell, até hoje é muito
divertido fazer isso! e melhor, ainda continuo aprendendo coisas
novas com o pessoal da lista, e vendo outros scripts por aí.

shell rulez!

=====
--
ATENCAO: o www.verde666.org vai morrer, use www.aurelio.net
ATTENTION: www.verde666.org is no more, use www.aurelio.net

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3,
filtro contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/