Re: [shell-script] shell ou nao shell, eis a questao

From: Fábio Olivé Leite
Subject: Re: [shell-script] shell ou nao shell, eis a questao
Date: Wed, 23 Apr 2003 00:03:09 -0300

Olá!

Em Qui 17 Abr 2003 19:50, Anderson Deluiz Santos escreveu:
> Fiquei curioso no assunto.

Então vamos responder certo... :)

> Nesse caso, seria uma matriz de 1 linha. E se for uma matriz na
> forma mxn (m linhas e n colunas) ? Tem como ?
>
> Podemos dizer que seria um vetor bidimensional...

Falando em termos corretos, não, o bash não suporta matrizes. Isso
porque matrizes são estruturas bidimensionais, e ele suporta apenas
estruturas unidimensionais. Notem que não estou falando em structs a
la C ou coisa que o valha, mas sim "coisas que reunem elementos",
para evitar explicar conceitos em termos deles mesmos. :)

Aquilo que o Paulo Henrique respondeu ali embaixo é um vetor, ou
array. Mas não se costuma chamá-los de "matrizes unidimensionais"
para não confundir, assim como não se chama matrizes de "vetores
bidimensionais", para não confundir.

Espero que agora tenha ficado claro. :)

> From: Paulo Henrique Rodrigues Pinheiro <address@hidden>

Abraços!

--
          Fábio Olivé Leite (foleite at yahoo.com.br)
OpenBSD: Unix casca grossa -*- KNOW THYSHELL (that is, man ksh)