Re: [shell-script] shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)

From: Fábio Olivé Leite
Subject: Re: [shell-script] shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)
Date: Mon, 14 Apr 2003 10:35:00 -0300

Olá!

Em Seg 14 Abr 2003 09:29, aurelio escreveu:

> tsc, tsc, é triste ver que os amigos estão se tornando usuários de
> drogas e não poder fazer nada para ajudá-los ;)

:)

> um usa super-sed, outro usa perl, só tá faltando agora alguém
> viciado em awk...

Ahh, todo shellzeiro e sedzeiro dá um tapinha em awk de vez em quando,
hehehe.

> mas acho que pra grande maioria das necessidades do dia-a-dia,
> automatizar tarefas de sysadim, fazer robozinhos, CGIs bobinhos,
> o shell se garante perfeitamente.

Pois é, quando eu tive que melhorar o mkinitrd, fazendo verificação de
dependência de módulos e o caramba tudo só usando shell, eu passei a
respeitá-lo. Antes eu já era shellzeiro e tal, mas depois daquela eu
realmente percebi que dava pra fazer coisas razoavelmente complexas
só usando shell. Ainda mais com as expansões exóticas de variáveis,
tipo ${var%padrão} e tal.

Uma coisa que eu nunca aprendi direito é a usar arrays no shell. Tens
algumas dicas sobre isso, Aurélio?

Abraços!

--
          Fábio Olivé Leite (foleite at yahoo.com.br)
OpenBSD: Unix casca grossa -*- KNOW THYSHELL (that is, man ksh)