Re: [shell-script] ler arquivo

From: Fábio Olivé Leite
Subject: Re: [shell-script] ler arquivo
Date: Wed, 30 Apr 2003 13:37:02 -0300

Olá!

Em Qua 30 Abr 2003 08:44, Marcos Paulo escreveu:

>     depois de cada linha ser lida e posta em variaveis, preciso
> deletar a linha executada, pois via web este arquivo pode ser
> atuallizado e a nova linha não pode ser perdida

Independente do processamento que vais fazer com as linhas, recomendo
que utilizes algum tipo de sincronização no acesso ao arquivo, pois
este tipo de manipulação de recursos compartilhados (o script e o cgi
alterando o arquivo independentemente) é o caso clássico para estudo
de condições de corrida em aulas de Sistemas Operacionais.

Uma abordagem interessante é utilizares um arquivo fifo, assim não
arriscas perder nada. Só terás que deixar o script que lê do fifo
sempre ativo.

Leia algumas manpages, como a do mkfifo, e o livro Advanced
Programming in the Unix Environment (se bem me lembro) do Richard
Stevens. Vai ajudar a clarificar os conceitos envolvidos com este
tipo de aplicação.

Abraços,

--
OpenBSD: Unix casca grossa -=- KNOW THYSHELL (that is, man ksh)