Comando como super usuário

From: viniciusbetto
Subject: Comando como super usuário
Date: Sat, 01 Sep 2007 11:24:26 -0000

Bom dia,

Algumas vezes no ambiente onde trabalho, UNIX HP, é necessário
eliminar uma seção que ficou aberta de um usuário por vários motivos,
queda de energia, etc..., pois ele só pode ter uma seção aberta.
Quem consegue fazer isso é o super usuário, por isso entramos com su -
, senha e usamos um shell que dá um kill nas seções abertas deste. Ex:

mata vbetto
Esse "mata" é basicamente:
nice -10 ps -u $1 | grep -v TIME | while cmd=`line`
do
set $cmd
kill $1 2>/dev/null
kill -9 $1 2>/dev/null

Eu tenho como fazer um shell que tenha embutido os comandos que faço
no prompt ( su - e senha ) para que um usuário comum possa executar
sem ter que saber a senha do super usuário ?
E se esse shell pode se transformar em um executável para que não
seja editado ?

Obrigado
Vinicius
UNIX HP