Re: [shell-script] Comando como super usuário

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Comando como super usuário
Date: Mon, 3 Sep 2007 14:00:48 -0300

O Suid pode não funcionar com scripts no HP-UX, nesse caso tem que
"converter" o script para um programa binario (tem programas que fazem
isso, criam um arquivo C que executa todo o programa em um grande
system() ).

Agora, analisando do ponto de vista de segurança, este artigo é interessante:

http://newfdawg.com/SHP-DistRoot-1.htm

Em especial esta parte: "In the HP Press "HP-UX 11i Security" book and
on various web-sites, the detailed steps are shown on how any regular
user with execute access to a SUID script can gain root access. In
summary, SUID scripts are a bad idea. SUID programs are safer, but
also have their own risks."

Eu li que o suid pode ser "desabilitado" no fstab, com a opção nosuid.
Agora estou na duvida se isso vale para o suid de diretorios apenas ou
para arquivos também (para diretorios o SUID é bem interessante!!),
mas enfim, é mais um complicador.

Um script que pode matar processos é algo potencialmente perigoso, eu
tomaria *todo* o cuidado do mundo com ele.

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772

http://peczenyj.blogspot.com/