Re: [shell-script] Funções com comando tee

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Funções com comando tee
Date: Mon, 29 Oct 2007 18:50:30 -0300

On 10/29/07, miguelcm86 <address@hidden> wrote:

> olá pessoal
>
>  o que se passa é simples
>
>  -Tenho que chamar uma função install, guardar todo o seu output dentro
>  de um arquivo e saber qual o return que recebo da função install.
>  Estou a fazer desta maneira que está errada, queria saber como resolvo.
>
>  Install(){
>  return variavel
>  }
>
>  if [ Install | tee install.rep ]
>  then echo "return = 0"
>  else echo "return = 1"
>  fi

> [...]

Miguel,

a palavra "return" em uma função é semelhante ao exit de um script,
porém interrompe apenas a função, e o seu resultado pode ser lido pela
variavel $? e pode ser usado nas operações && e ||

function xxx() {
   return 12
}

$ xxx

$ echo $?
12

Agora, quando vc esta trabalhando com pipes, esse resultado é
armazenado em um vetor chamado PIPESTATUS, que guarda o retorno de
cada processo

$ xxx | tee supimpa

visitante@fred ~
$ echo ${PIPESTATUS[@]}
12 0

certo, mano ?

Existem outras alternativas como usar sinais, mas por enquanto deve bastar ;-)

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772

http://peczenyj.blogspot.com/