Re: [shell-script] Re: Funções com comando tee

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Re: Funções com comando tee
Date: Wed, 31 Oct 2007 10:37:49 -0200

On 10/31/07, miguelcm86 <address@hidden> wrote:

> Só fiquei com umas dúvidas ligeiras, para que serve ao certo o @,
> quando faziam o ${PIPESTATUS[@]} eu faço com *, fica ${PIPESTATUS[*]}.
> Mas pelo que vi num site é igual, só queria tirar a dúvida.
> http://tldp.org/LDP/abs/html/internalvariables.html

 É facil.

$ A=(um "dois tres" quatro)
$ echo ${A[*]}
um dois tres quatro
$ echo ${A[@]}
um dois tres quatro

Aparentemente as duas formas são equivalentes, mas:

$ xxx() { echo "$# argumento(s)" ; }
$ xxx "${A[*]}"
1 argumento(s)
$ xxx "${A[@]}"
3 argumento(s)

Perceba que utilizar * vc cria uma palavra composta por todos os
elementos do vetor, enquato @ permite utilizar cada argumento
separado. Outra forma de ver é esta:

$ for i in "${A[*]}" ; do echo $i ; done
um dois tres quatro
$  for i in "${A[@]}" ; do echo $i ; done
um
dois tres
quatro

Acredito que ficou bem mais claro :)

> Abraços e obrigado pelas ajudas Tiago Barcelos e Carlos Ferreira
> Júlio Neves a você em especial de ter-me trazido até aqui.

Escreveram o meu nome sem Th ! viva!

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772