controle do ponteiro de leitura de um arquivo

From: Édnei Rodrigues
Subject: controle do ponteiro de leitura de um arquivo
Date: Thu, 13 Mar 2008 15:51:34 -0300

Boa tarde. Estou usando o seguinte código:
cat tags.txt | while read linha;
do
    frase= echo $linha
    if [ $frase=="symbolic names:" ]; then

done

Arquivo:

symbolic names:
    ISDN_homologado_Multiteste_SRS: 1.167
    versao_3_3_e_1_3: 1.158

O que eu quero: Pegar as linhas depois da condição dada. No entanto, para
isso, eu preciso avançar uma linha para eu poder pegar a linha q eu quero.
Como posso fazer isso?

Obrigado.