Twitter Script

From: Anderson Duarte
Subject: Twitter Script
Date: Mon, 17 Aug 2009 13:44:47 -0300

Pessoal;

A dias atrás eu vi um script no Dicas-L para postar no twitter pelo
terminal, um script muito simples, mas eu achei legal. :)
resolvi fazer uma versão que poste sozinho, frases aleatorias no Twitter e
deixei ele no Cron de minha maquina.
O Script é este:

#!/bin/sh

##
## TweetScript
## Script para postar frases aleatorias no Twitter ;)
## Por Anderson Duarte (Rizada) anderson[at]rizada.org
## Em 08 de Agosto de 2009
## Baseado no Script http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20090726.php
## http://rizada.org
##

## Variaveis

FRASES="~/frases.txt"
POST=`shuf $FRASES -n 1 | iconv -f iso-8859-1 -t utf-8`
URL="http://twitter.com/statuses/update.xml";
USER="seu_usuario_twitter"
PASS="sua_senha_twitter"

        echo "Enviando post ao twitter"

        curl -u $USER:$PASS -d status="$POST via TweetScript" $URL >
/dev/null

        echo "Post enviado com Sucesso ;)"

## Fim do script

Bom, aqui só tem fera em Shell e eu sou apenas uma criancinha brincando,
acho que todos entenderam, mas, mesmo assim vou explicar:
Criei um arquivo com as frases, uma por linha, a variável $POST, pega o
arquivo de frases que está em meu /home e o SHUF se encarrega de
"embaralhar" tudo e com o parametro "-n 1" me retorna apenas a primeira
linha, em seguinda joga a saída para um pipe que repassa para o "iconv" que
está encarregado de converter a saída pra UTF-8. Então note que os acentos,
cedilha e outros caracteres antes "negados" pelo bash, agora irão funcionar
direitinho e não vai chegar nada truncado ao Twitter. :)
As outras variaveis, nem precisa explicar pois são bem lógicas. :)

O Script esta funcionando perfeito, mas eu queria mudar o seguinte: Que tal,
o script pegar as frases aleatorias de um Feed na internet ? :)
Que inclusive, no proprio Dicas-L tem um
http://www.dicas-l.com.br/frases/index.xml porem são varios arquivos em
formato TXT
Usando o parametro --dump do lynx eu não obtive sucesso, talvez por causa da
pouca experiencia. =/
Obrigado a todos desde já.

Anderson Dantas Duarte       Linux user #432277
Linux é o estado da arte!
Preserve a arte, use Linux! :)