Re: [shell-script] Re: Variáveis em caixa alta x caixa baixa (era Qual a

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Re: Variáveis em caixa alta x caixa baixa (era Qual a forma mais eficiente para recuperar campos de um arquivo de texto?)
Date: Mon, 03 May 2010 21:30:30 -0300

> Sobre as variáveis agora eu fiquei na dúvida pois eu sempre as usava em
> caixa alta, até que fiz o Curso de Shell com o Júlio e ele indicou que
> deveríamos usar capitalizadas pois as variáveis de ambiente são por
> default em caixa alta.
>
> Fiz alguns testes e constatei que não existe perigo de eu alterar uma
> variável de ambiente de dentro de um script apenas atribuindo valores a
> ela, ela só realmente muda o valor da variável de ambiente se eu usar o
> export $VAR, porém se eu tentar ler uma variável que ainda não tenha
> [...]

Deixa eu me meter. As razões do Júlio são ótimas, concordo com todas elas, e
tenho certeza que várias pessoas passam por esse
problema, de acessar uma variável de sistema e zonear o resultado do programa.
O primeiro cuidado aqui seria conhecer quais são as
variáveis de sistema, mas algumas vezes acho que pedir para as pessoas
conhecerem o ambiente em que vão trabalhar é pedir demais,
nos dias conturbados onde velocidade é o que interessa, qualidade não tem
pressa, que vivemos. Eu posso te dizer que nesses 24 anos
de Unix eu NUNCA acessei indevidamente uma variável de sistema. Todas as minhas
variáveis são inicializadas, mesmo que a linguagem
seja de tipagem fraca. Então, ao invés de usar essa coisa feia o _ na frente
das variáveis, conheça as do seu SO e inicialize-as
todas nos seus programas.
Quanto a definir uma variável com o mesmo nome de uma variável de sistema que
depois necessitará ser acessada no programa, isso é
falha de projeto, coisa de quem não sabe programar. Se você é daqueles que sai
rabiscando código ao invés de PENSAR seu programa e
prever tudo o que será utilizado nele, pode ter esses problemas. Se você é um
programador sério, isso não vai te acontecer.

- --

Um abraço

.0. MrBiTs - address@hidden
..0 GnuPG  -