Re: [shell-script] Shell no Puppy Linux

From: Fernando Mercês
Subject: Re: [shell-script] Shell no Puppy Linux
Date: Wed, 17 Aug 2011 10:08:12 -0300

Bom dia, Pedro.

Você está utilizando algum ambiente gráfico, certo? Será que precisa?
Acho bem mais fácil "prender" o usuário ao menu se não utilizar
ambiente gráfico (o rdesktop só precisa do X11 para rodar).

Bastaria colocar o menu no SHELL do usuário e desabilitar o CTRL+C com o trap.

Sobre a senha, é interessante usar MD5 para não deixá-la assim tão
aberta. Não é lá o mais seguro dos algortimos, mas pelo menos não
verão a senha com facilidade. Basta gerar um hash antes. Por exemplo,
eu gerei aqui para a senha "nada". O script ficaria assim:

#!/bin/bash

senha=a77b4f006a4994d245a12247b8e4082c
senha_digitada=`echo -n $1 | md5sum | cut -d" " -f1`

if [ "$senha_digitada" == "$senha" ]; then
        echo "Acesso permitido..."
fi
#-----------FIM-----------#

Claro que o script tem que ter suas permissões controladas (sem
escrita por parte de outro usuário) para essa camada a mais de
segurança valer.

Sobre o shutown, você está numa máquina antiga? A fonte é ATX? O ACPI
está habilitado no SETUP do BIOS? Acho que o halt deveria desligar,
mas dá uma olhada no man do shutdown(8) que tem muitas opções.

Um abraço.

Att,

Fernando Mercês
Linux Registered User #432779